O termo fermentação é empregado para qualquer forma de degradação anaeróbica da glicóse ou outra molécula orgânica para a obtenção de energia. E esta é, provavelmente, a forma mais antiga para a produção de energia, considerando a existencia de organismos vivos anteriores a presenção de oxigênio na atmosfera do planeta.
Na oxidação anaeróbica da glicose temos como produtos finais mais conhecidos o lactato ou o etanol, obtidos conforme as enzimas disponíveis na célula,mas todos os processos têm em comum a produção de NAD+ e o produto final excretado para o meio.
Após a quebra de uma molécula de glicose (6C) em duas de piruvato (3C), na fermentação alcoólica o piruvato sofre uma reação irreversível de descarboxilação na presença da enzima piruvato descarboxilase e da coenzima tiamina pirofosfato, e então, o metanal obtido é reduzido a etanol com a participação da enzima alcool desidrogenase e molécula de (NADH) + (H+). Portanto a equação geral é:
Glicóse + 2 ADP + 2 Pi --> 2 etanol + 2 CO2 + 2 ATP + H2O
Observe que:
*A fermentação alcoólica é executada por leveduras (fermentos).
* A redução a etanol deve-se a transferência do H do NADH que passa a sua forma oxidada NAD+.
*A Alcool desidrogenase cataliza a oxidação do etanol, reação que ocorre no fígado do homem.
*Coenzima tiamina pirofosfato:
-derivada de vitamina B1 que quando ausente na dieta humana pode causar acúmulo de fluidos corporais.
- importante na clivagem de ligações adjacentes a um grupo carbonila e na transferência de um grupo aldeído ativado de um átomo de carbono à outro.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário