quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Pergunte ao porteiro

Hipotálamo e glândula pituitária
O hipotálamo é uma área do cérebro que controla e influencia muitas outras funções automáticas do cérebro por meio de ações na medula, e coordena muitas funções químicas e endócrinas (secreções sexuais, tiróide e hormônios do crescimento) por meio de substâncias químicas e impulsos nervosos na glândula pituitária. O etanol tem dois efeitos visíveis no hipotálamo e na glândula pituitária, que influenciam o comportamento sexual e a excreção urinária.
O etanol enfraquece os centros nervosos no hipotálamo que controlam a excitação e o desempenho sexual. À medida que a CAS aumenta, o comportamento sexual aumenta, mas o desempenho sexual diminui. Essa observação foi feita há muito tempo e é mencionada por William Shakespeare em "Macbeth" (Ato 2 cena 3):

Macduff: Quais são as três coisas que a bebida provoca especialmente?
Porteiro: Ora, senhor, nariz vermelho, sono e urina. A lascívia, senhor, ela provoca e
deixa sem efeito; provoca o desejo, mas impede a execução...

O porteiro, no trecho acima, também nota o efeito do etanol na excreção urinária. O etanol inibe a secreção pituitária do hormônio antidiurético (HAD), que age nos rins para reabsorver a água. O etanol age no hipotálamo/pituitária para reduzir os níveis de circulação de HAD. Quando os níveis de HAD caem, os rins não reabsorvem tanta água; conseqüentemente, os rins produzem mais urina.

Nenhum comentário: